13 março, 2017

TANINO

O que é o tanino?

Pensar em tanino leva-nos provavelmente a pensar em vinho tinto. Mas esta vasta classe de compostos também se encontra no chá, no cacau (e no chocolate que com ele se faz), no café e em alguns chás de plantas e nos dióspiros, uvas e outros frutos (especialmente, amoras-silvestres e arandos). Os taninos possuem propriedades notáveis ainda muito pouco compreendidas. Muitos combatem as cáries e tratam a diarreia, enquanto outros podem proteger também contra o cancro e a doença cardíaca.
A característica mais conhecida dos taninos é a sua adstringência. Quando se ligam às proteínas da superfície na boca, produzem uma sensação seca e de aperto muito típica que se torna mais evidente quando se bebe um chá forte ou um vinho bem encorpado. A ação de ligação dos taninos também torna inativas as bactérias na boca, inibindo a formação da placa dentária e combatendo a deterioração dos dentes. Mas os taninos podem manchar os dentes e as próteses, por isso, se se preocupa com a alteração da cor do esmalte dentário, limite o consumo de chá e café.
Os taninos também têm a capacidade de «capturar» alguns minerais, incluindo o ferro, especialmente o ferro dos alimentos vegetais. Por isso, se bebe chá às refeições, pode estar a reduzir a sua absorção de ferro. Não é claro até que ponto isto é significativo em pessoas que têm uma dieta bem equilibrada. Mas pode compensar esse efeito adicionando leite ou limão ao chá, pois ambos se ligam aos taninos. Ou beba chá entre as refeições.

Propriedades curativas do tanino

Resultado de imagem para tanino
O termo «taninos» abrange vários e diferentes taninos. Porém, a maioria pertence a um grupo de compostos chamados polifenóis, muitos dos quais são antioxidantes. Estes antioxidantes podem proteger contra a doença cardíaca e o cancro, impedindo lesões das células. Os polifenóis das uvas e do vinho tinto (resveratrol) e outros diferentes no chá verde e preto (catequinas) estão a ser investigados quanto aos seus eventuais benefícios para a saúde.

Estudos futuros podem vir a esclarecer a possível ligação entre os taninos e as enxaquecas. Alguns investigadores suspeitam que os taninos podem desencadear estas dores de cabeça, mas até aqui as provas são inconclusivas. Se sofre de enxaquecas, evite alimentos com taninos durante algum tempo para ver se as crises diminuem.

Propriedades úteis de taninos nos sentimentos frutas

Viscosidade na boca por ingestão de determinados alimentos é uma indicação do teor de tanino.Particularmente rico em tanino, frutas e bagas.
  1. caqui.Comer caqui ajuda a limpar o corpo, eliminar toxinas, melhorar o sistema digestivo, devido às propriedades anti-inflamatórias de tanino, o que alivia a dispepsia, alivia sintomas de gastrite.
  2. Garnet.Graças contidos em taninos romã (tanino) que tem propriedades desinfectantes.O alto teor de tanino na pele de romã também permite que você use para eliminar distúrbios gastrintestinais, dispepsia.
  3. bagas.O alto teor de tanino nas bagas, como cranberries, morangos, amoras e uvas, dá estas bagas propriedades bacteriostáticas e bactericidas, neutralizando assim a infecção e não deixar isso se prolongar no corpo.alimentos
  4. Alternativos ricos em taninos

    também incluem alimentos ricos em taninos, vale a pena notar nozes: pistache, amendoim, pecans, nozes, amêndoas, avelãs.Tannin em nozes dá suas propriedades antioxidantes.
    Tannin contido em especiarias (cravo, estragão, canela, cominho, tomilho, baunilha, folha de louro), também retarda o processo de oxidação.
    alto teor de tanino têm feijão.Os taninos feijão vermelho do que em branco.Chocolate e carnes também contêm taninos.

    Tannin no chá e vinho

    Um dos alimentos mais consumidos ricos em taninos é chá.A concentração de ácido tânico no chá verde é muito mais elevada do que o preto, de modo que o chá verde tem  fortes propriedades antioxidantes, fortalecendo os vasos sanguíneos.
    sobre a qualidade e origem de tanino contido nos ossos, frutos e nas hastes de uvas, a qualidade do vinho depende e também tem propriedades antioxidantes.

    A utilização de taninos em medicina

    Além destas propriedades úteis de ácido tânico, vale a pena notar mais uso de tais métodos de tanino como: tratamento
    • de processos inflamatórios de um século, com a ajuda de infusão de chá;
    • usado como um agente hemostático;
    • antídoto para picadas de abelha;tratamento
    • de várias doenças da pele;
    • excreção de metais pesados ​​(mercúrio, chumbo) em casos de envenenamento por eles, como os taninos têm a capacidade de se ligar neles.

Fonte: http://www.saudecuidada.com/tanino/

http://vitamedd.com/pt/pages/1337949

Nenhum comentário:

Postar um comentário