06 março, 2017

Sorgo, a moda fitness de 2017

O nome soa um pouco estranho, mas deixe isso de lado e aposte nos benefícios do sorgo. Listamos tudo o que você precisa saber: suas propriedades e como incluí-lo na dieta.

De onde vem?


Resultado de imagem para sorgo
Tradicional na Índia, o sorgo é um cereal consumido e cultivado há milhares de anos em países da África e Ásia. O cereal é livre de glúten, altamente nutritivo, rico em antioxidantes e minerais. Apesar do sorgo também ser produzido em terras tupiniquins, seu destino era a exportação ou a alimentação animal. Isso mesmo: e-r-a.
Pesquisas comprovaram que seus nutrientes são ótimos para humanos. Os EUA e a Europa descobriram seu potencial nutritivo e já comercializam o grão e a farinha.

Quais são os benefícios do sorgo?

1 - Ela é feita com grãos de sorgo que contém tanino, composto bioativo com elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória e funcional.
2 - Rica em fibras, apresentando benefícios para saúde intestinal, redução de colesterol, menor incidência de câncer de cólon, controle da glicemia, etc.
3 - Rica em antioxidantes, a farinha de sorgo pode contribuir para o controle de doenças crônicas (como a diabetes tipo 2) e suas complicações.
4 - Diferente de outras farinhas sem glúten, ela proporciona textura macia e leve às receitas, com sabor neutro e suave. É muito versátil e pode ser adicionada ou substituir farinhas em qualquer receita, como pães, bolos, panquecas, massas, pizzas, biscoitos, doces, tortas.
5 - Devido à presença de minerais como cobre, zinco, magnésio em sua composição nutricional, a farinha de sorgo pode melhorar o sistema imunológico.
6 - Segundo a pesquisadora Hercia Stampini Martino, da UFV, estudos in vivo mostram que as antocianinas presentes na composição do sorgo, especialmente nos de coloração negra, diminuíram a proliferação das células cancerígenas em experimentos conduzidos em ratos. “Em dietas fornecidas durante 10 semanas para ratos com níveis normais de colesterol e triglicérides, observamos diminuição do número de criptas aberrantes (relacionadas ao câncer) e aumento da atividade antioxidante quando são utilizados os farelos de sorgo negro e marrom”, explica Stampini.
De acordo com ela, as antocianinas têm uma espécie de “efeito protetor” ao induzir a produção de enzimas que metabolizam as células cancerígenas. Outra vantagem comprovada pelos pesquisadores é a tendência de redução da glicose sanguínea, do colesterol total e do chamado “mau colesterol” ou LDL em ratos que receberam uma dieta rica em gorduras. “O sorgo é um cereal com elevado valor nutritivo e ainda são necessários estudos para avaliar o efeito protetor e terapêutico do grão integral em humanos, incluindo a expressão de proteínas e genes”, esclarece a pesquisadora.

Como consumir o sorgo?


Cozido, o sorgo pode substituir o arroz do risoto ou o trigo do quibe assado (confira a receita abaixo). A versão em farinha, pode ser usada em bolos, panquecas e em que sua criatividade mandar! “Seu sabor neutro não altera o paladar ou textura dos alimentos e pode ser utilizado por celíacos por se tratar um cereal sem glúten”, acrescenta Maria Vitoria.

Fonte: http://www.taofeminino.com.br/dieta/beneficios-do-sorgo-s1856787.html

http://www.menulivre.com.br/2014/11/05/pesquisas-revelam-propriedades-antioxidantes-no-sorgo/

Um comentário: