23 outubro, 2015

Sal

Quanto devo comer de Sal por Dia?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se ingerir entre 4 a 6 gramas de sal por dia, que corresponde a 4 ou 6 pacotinhos de sal do tipo que se encontra nos restaurantes, ou 1 colher de chá de sal, por dia, que deve ser distribuído em todas as refeições.
Como nem todos os tipos de sal contém a mesma quantidade de sódio, trocar o sal refinado por outro tipo de sal, pode ser uma alternativa para manter a saúde em dia e evitar doenças como a hipertensão arterial, por exemplo.
Resultado de imagem para sal
Porque devemos comer Sal?
O cloreto de sódio, nosso bom e velho sal de cozinha, é um dos mais preciosos alimentos de que se tem conhecimento. Nossas células precisam dele o tempo todo, uma vez que o sódio é um importante controlador de substâncias que entram e que saem de dentro delas. Ingerindo de 6 a 8 gramas de cloreto de sódio por dia – isso dá um pouco mais que duas pitadas – conseguimos manter o equilíbrio do corpo, isto é, um balanço ideal dos nutrientes e de água dentro das células. Na quantidade adequada, o sal aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, contribuindo para uma boa digestão, facilita a produção de energia, auxilia o funcionamento renal, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor. Se alguém tentar uma dieta que exclua totalmente o sal corre o risco de ficar enrugado como uma uva passa.
Sem o sódio, seu controlador de água celular, o organismo não conseguiria reter líquidos e as células perderiam seu volume normal. Já o excesso de sal é bem perigoso, pois ele suga a água das células, retém excessiva quantidade de líquidos no organismo, o que força demais os vasos sangüíneos, podendo levar a um aumento da pressão arterial. Enquanto uma pequena quantidade de sal promove a função renal, o excesso afeta os rins e interfere no metabolismo de absorção de cálcio e de nutrientes em geral. “O problema é que nosso paladar exige cerca de dez vezes mais sal do que deveria”, diz Graziela Friedler, nutricionista e doutouranda no Laboratório de Metabolismo da Universidade de São Paulo (USP).
O sal é necessário para manter o equilíbrio de líquidos dentro das células
Resultado de imagem para tipos de sal

Conheça os diferentes tipos de sal

Existem diferentes tipos de sal, com diferentes quantidades de sódio:
  • Sal refinado ou sal fino: É o mais utilizado no Brasil, tendo 400 mg de sódio por cada grama.
  • Sal light: É uma forma de substituir o sal fino, porque contém cerca de 50% a menos de sódio. Cada grama de sal light possui 197 mg de sódio.
  • Flor de sal: Geralmente utilizado em restaurantes sofisticados, contém 450 mg de sódio por cada grama de sal.
  • Sal grosso ou sal marinho: É uma alternativa interessante para a culinária cotidiana, porque este sal penetra menos no alimento. Cada grama de sal grosso possui 420 g de sódio.
  • Sal líquido: É diluído em água mineral e por isso é mais suave, sendo ótimo para temperar saladas. Cada 0,1ml de sal líquido em spray contém 11 mg de sódio.
Os alimentos industrializados também contém grandes quantidades de sódio, mas eles quase sempre informam o teor de sódio do alimento no rótulo do produto, que deve ser lido com cuidado. Cada 10 g de sódio significa 4 gramas de sal e por isso além de consumir menos sal é importante consumir menos alimentos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário