23 maio, 2011

HIDROGINÁSTICA

Nós todos já escutamos queixas sobre dores nas costas e articulações como joelho e tornozelo. Após algum tempo de exercícios, o nosso corpo começa a sentir os efeitos do impacto. Se o seu corpo está se ressentindo, não é preciso parar de fazer atividades e sim descobrir algumas alternativas para continuar em forma.
Exercícios aquáticos existem há muito tempo. Mesmo que você não goste de nadar ou não saiba, ainda assim, dá para praticar a hidroginástica, pois a maior profundidade que você vai ter que encarar será até os ombros. Seu rosto vai ficar borrifado, mas você não vai se afogar porque não terá que mergulhar a cabeça na água.
A Hidroginástica melhora a sua capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem estar geral podendo ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar; pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios.


Falaremos abaixo sobre mais um benefício sobre a Hidroginástica:

Massagem

Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizante sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois.
A hidroginástica é uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas onde até aqueles que são envergonhados acabam se soltando e eliminando a inibição.
Através desta atividade, você irá melhorar a sua capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem estar geral, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em  45 minutos.
A água também serve como meio para uma grande variedade de exercícios de reabilitação, onde as atividades são adaptadas às necessidades individuais, pois as qualidades terapêuticas podem ajudar e muito no processo de cura.
Procure hoje mesmo algum centro especializado nessa modalidade e sempre peça para que o professor que for orientá-lo lhe mostre o seu registro do CREF, pois somente professores com esse registro é que podem orientá-lo de maneira correta em relação aos exercícios executados dentro da água.
Se vc precisar de treinamento especializado como fortalecer uma articulação ou musculatura isolada que pode ter sido danificada por um acidente contrate um personal ou fisioterapeuta. Mas é sempre importante fazer uma avaliação física antes de iniciar as atividades.    

Fonte: Valéria Alvin Igayara de Souza CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
Comentários: Felipe Ackermann Augusto - Cref 041892-G/SP
Personal Training Especializado em Hidroginástica e Treinamento Esportivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário