05 outubro, 2016

Treinamento x Freqüência Cardíaca

Ola Galera que acompanha meu blog, há muito tempo não passo por aqui, mesmo porque muito trabalho e vários alunos buscando entrar em forma não tem me permitido estar em contato com vocês, porém hoje separei um tempo para colocar uma postagem interessante de zona de freqüência cardíaca para seu treinamento de corrida.

Resultado de imagem para frequência cardiaca

As 5 Zonas Alvo da Freqüência Cardíaca de Treinamento

01°) Atividade aeróbica moderada (de 50% a 60% da Frequência Cardíaca Máxima):
Esta é a zona de treinamento para pessoas sedentárias que estão começando uma atividade física e aqueles que estão voltando de contusão ou problema de saúde. Também é nesta zona que os corredores devem fazer o aquecimento e desaquecimento de treinamentos mais intensos.
Alguns benefícios ao se exercitar nesta zona são o fortalecimento do coração e redução do: colesterol, gordura corporal, pressão sanguínea e do risco de doenças degenerativas.

02°) Controle de peso (de 60% a 70% da Frequência Cardíaca Máxima):
Nesta intensidade o seu organismo utiliza mais gordura como fonte de energia. Nesta zona você fortalece os seu coração e a partir desta intensidade seu organismo começa a sofrer os efeitos positivos do treinamento aeróbico.

Resultado de imagem para frequência cardiaca
03°) Aeróbica (70% a 80% da frequência cardíaca máxima):
Treinando nesta zona você não só beneficiará seu coração, mas também o seu sistema respiratório.
 Correndo nesta zona irá aumentar a sua capacidade aeróbica ao: aumentar sua capacidade pulmonar; aumentar o número e tamanho dos seus vasos sanguíneos; e fortalecer e aumentar o tamanho do coração, melhorando a hipertrofia cardiorrespiratória.
04°) Limiar anaeróbico (80% a 90% da frequência cardíaca máxima):
Se o seu objetivo é apenas manter a forma provavelmente não deverá gastar muito tempo treinando nesta zona. No limiar anaeróbico seu treinamento começa a ficar mais anaeróbico do que aeróbico. Em algum ponto nesta zona o seu coração não será capaz de bombear sangue e oxigênio suficientes para suprir os músculos em atividade e seu organismo terá que usar fontes anaeróbicas de energia. Nesta zona você treinará seu corpo para metabolizar eficientemente o ácido lático. Está é uma zona de treinamento dura, então não deve treinar nela por muito tempo, depende do condicionamento e o objetivo do aluno ou atleta para trabalhar nesta faixa de frequência.
05°) Esforço máximo (95% a 100% da frequência cardíaca máxima):
Você não deve correr nesta zona a menos que esteja em ótima forma. Está é uma zona de alto risco de contusões. Nesta zona você se exercitará acima do limiar anaeróbico e seu corpo trabalhará em regime de débito de oxigênio. Se treinar nesta zona, permaneça por períodos curtos de tempo. É indicado para atletas de alta performance, que disputa competições como por exemplo 50 ou 100 metros rasos, pois exige um esforço intenso num curto espaço de tempo.
Achei esta imagem que simplifica bem para você onde e como treinar baseado nas informações acima:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiISaMJu5wrCVy9zUgILoA3T97ggZglA91ky8kYpO5jnYtHCDLJdaaAucfdIByIx-sLh9KG7QNnrMQ5wf9CTnyLgwkVCL1ps_9GTjBHhd6CTvt6pB3k42X3WlV0tVBsdAa3e-yte90KvQ/s1600/TABELA+ZONA+ALVO.png
Um grande abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário