11 dezembro, 2015

Arroz integral x Arroz branco

Resultado de imagem para arroz integral x arroz branco
Visualmente, a diferença entre arroz branco e arroz integral está na cor: o primeiro é mais branquinho e o segundo tem um tom mais amarelado. Mas, ao analisarmos os nutrientes de cada um deles, dá para perceber que, apesar do nome, eles são “parentes” distantes, com poucas semelhanças entre si.
diferença entre o arroz integral e o normal começa na produção. O branco, quando passa pelo processo industrial, perde dois de seus componentes mais nutritivos, chamados de película e gérmen.
O processo, apesar de dar mais maciez e sabor ao alimento, deixa no arroz branco apenas a endosperma (seu terceiro componente).
Já o arroz integral é completo. Como ele não passa por nenhum processo, todos os nutrientes de sua película se mantém. E olha, são muitos: grande quantidade de minerais, vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, proteínas, óleo, niacina e hidratos de carbono.
diferença entre o arroz branco e o integral não para por aí. O integral tem muita fibra, o que é recomendado para pessoas que têm problemas intestinais.

5 motivos que te convencerão  a trocar

- Fibras: a principal diferença entre os arrozes está no teor de fibras. O integral tem quase o dobro. Numa porção de 50g, o branco apresenta cerca de 1,2mg de fibras, enquanto o integral apresenta 2,1mg. Além de favorecer o sistema digestivo, as fibras ajudam a diminuir a velocidade da absorção de glicose e lipídios pelo organismo, o que promove sensação de saciedade por mais tempo e ajuda a evitar o acúmulo de gordura abdominal;
- Faz bem ao coração: com a inserção do arroz integral no dia-a-dia, as células gordurosas ficam mais murchas, pois o organismo absorve menos glicose e lipídios. Com isso, desinflamam as artérias, facilitando a circulação de sangue.
- Ajuda a evitar doenças: Segundo estudo feito pelo governo dos Estados Unidos, os consumidores regulares de arroz integral têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal;
- É fonte de vitaminas: o arroz integral possui vitaminas do complexo B e minerais;
- Possui mais proteínas: além de fornecer energia ao corpo através dos carboidratos, este grão é o que possui a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo. Ele é uma importante fonte de fósforo, potássio, ferro e vitaminas.

Para as Mulheres

Os tipos integral e parboilizado também ganham destaque pelos teores de metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. "Sem contar que a metionina é precursora de um neurotransmissor, a serotonina", conta Patrícia. Essa substância é uma espécie de antidepressivo natural. O aminoácido ainda auxilia na redução do colesterol e afasta a fadiga crônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário