11 abril, 2013

musica x atividade física


A música é algo que estimula o nosso corpo, algumas pessoas não podem ouvir um minimo de sons que seu corpo ja começa a se movimentar. Excelente para quem precisa ter um estimulo a mais, saiba escolher bem as suas músicas, existem varias play lists espalhadas pela internet de músicas próprias para malhar, mais nada melhor do que aquela sua música predileta.
E como a música ajuda? Com o ritmo, a cadência, as letras. Devemos considerar também as memórias, emoções e associações que canções diferentes evocam. Para algumas pessoas, o modo com que se identificam com o estado emocional e ponto de vista do cantor determina o quanto elas se sentem motivadas.
A pesquisa sobre a interação da música com o exercício remonta pelo menos a 1911, quando o americano Leonard Ayres descobriu que os ciclistas pedalavam mais rápido enquanto uma banda tocava no fundo do que quando os arredores estavam silenciosos. 
Em uma pesquisa recente feita com 184 estudantes universitários, por exemplo, os tipos mais populares da música para exercício foram hip-hop (27,7%), rock (24%) e pop (20,3%).
Alguns psicólogos sugerem que as pessoas têm uma preferência inata por ritmos em uma frequência de dois hertz, o que é equivalente a 120 batidas por minuto (bpm), ou duas batidas por segundo. Quando pesquisadores pediram a participantes para bater seu pé no chão ou andar, muitos inconscientemente mantiveram um ritmo de 120 bpm. Uma análise de mais de 74 mil canções populares produzidas entre 1960 e 1990 também constatou que 120 bpm foi o ritmo mais prevalente.
Ao correr em uma esteira, no entanto, a maioria das pessoas parece favorecer música em torno de 160 bpm. Websites e aplicativos de smartphones como Songza ajudam as pessoas a coincidir o ritmo de sua música de treino com seu ritmo de corrida, recomendando canções tão rápidas quanto 180 bpm para uma corrida de 7 minutos, por exemplo.
Um ritmo rápido provavelmente exige movimentos rápidos: palmas ou pés batendo rápido, talvez. Sons altos e profundos exigem grande energia e força, como alcançar uma nota ou bater uma pedra no chão. Em sua concepção, a música é provavelmente uma extensão do corpo humano. Talvez o cérebro a lembre dessa maneira.
Seja como for, ou pelo que for, o fato é que a música pode ser extremamente agradável e útil quando se trata de praticar exercícios. Mas vale a pena destacar um alerta: ouvir música durante a execução de atividades físicas em áreas fortemente traficadas pode distrair demais as pessoas e colocá-las em perigo. Seja cauteloso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário