06 junho, 2013

Mitos e Verdades sobre o Aumento do Consumo de Soja

Pessoal questionado sobre a proteína de soja, dei uma pesquisada na internet e vi esse tópico  do site: www.solae.com.br que traduz todas as questões que rolaram na academia essa semana sobre a Proteína de Soja


Mito 1: A proteína de soja diminuirá meu nível de testosterona e aumentará os níveis de estrogênio.

FALSO. Várias pesquisas com atletas profissionais do sexo masculino com altos níveis de ingestão de proteína de soja não mostram alterações nos níveis de testosterona. Os níveis de hormônio e as taxas de fertilidade também não foram afetados.

Estudos semelhantes foram conduzidos com ginastas do sexo feminino, remadores e nadadores de ambos os sexos. Nenhum efeito negativo foi observado, os níveis de hormônio no sangue foram normais, e eles ainda ganharam massa corporal magra e melhoraram o desempenho.

Mito 2: A soja contém estrogênio e é uma proteína só para mulheres.

FALSO. A soja não contém o hormônio estrogênio, mas contém isoflavonas, também conhecidas como fitoestrogênios, que funcionam de forma diferente do estrogênio no corpo. Os fitoestrogênios não são iguais ao estrogênio, porém sua estrutura química é um tanto semelhante. Não há evidência científica de que o uso de proteína de soja tenha qualquer efeito indesejado nos níveis de hormônio, no desenvolvimento muscular, no treinamento de força ou nas características físicas do corpo. Vários estudos feitos com homens jovens saudáveis mostram que a proteína de soja não aumenta as concentrações de estrogênio no sangue.

A proteína de soja traz benefícios comprovados para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres. A pesquisa relacionando uma alimentação com baixo teor de gordura saturada e colesterol e rica em proteínas de soja com a saúde do coração foi tão significativa que o Food & Drug Administration aprovou uma alegação de saúde em 1999. Estudos adicionais relacionam o consumo de proteína de soja a uma redução na taxa de câncer na próstata. Uma meta-análise desses estudos indica que o consumo de alimentos que contêm proteína de soja pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 26%.

Mito 3: As proteínas de soja são difíceis de digerir e causam irritação estomacal e gases.

FALSO. A proteína isolada de soja é altamente digerível. Seu valor de digestibilidade de 95% a 98% é maior do que o de muitas proteínas de origem animal geralmente consumidas. Certas formas da soja, como a farinha de soja, contêm proteína e carboidratos, o que pode ser mais difícil de digerir. No entanto, a maioria dos produtos de nutrição esportiva utiliza a proteína isolada de soja, que é facilmente digerível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário