14 março, 2013

Vai praticar atividade física, o que beber?

Isotônico, Hidro tônico, Maltodextrina, Dextrose ou Água

Primeiro vamos explicar cada um:

O isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida que o normal. No mercado encontram-se nesse segmento as marcas Gatorade, Powerade e Marathon.


Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para o dia-a-dia, como no trabalho, durante os estudos ou no trânsito e também para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor. Esse repositor pode ser encontrado nas bebidas como o i9.


Maltodextrina é um carboidrato complexo cm ligações fáceis de serem quebradas e por isso tem uma absorção maior, recomendado somente para quem pratica exercicios de alta intensidade ou cm alto volume de cargas ou altos exercicios de explosão, totalmente diferente de isotônicos e hidro tônicos  No entanto a maltodextrina tem q passar pelo fígado, e isso retarde um pouco a sua absorção pelo organismo.



Dextrose: é um carboidrato complexo e de alta absorção assim como a maltodextrina, porém, não passa pelo fígado, somente o seu excesso é estocado lá, aumentando assim o seu pico de insulina, principalmente se tomado pós treino, cm esse aumento da insulina o seu corpo fica mais suscetível em absorver outros nutrientes como por exemplo o shake de Whey que muitos praticantes de musculação tomam pós treino.

obs. Lembrando que as pessoas que estão em fase de perda de gordura, não devem se utilizar de dextrose e nem de maltodextrina, pois evitara que o seu corpo use as reservas de energia (gordura). 

Água: A bebida mais consumida em todo o mundo. Barata e livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo. Muita gente, no entanto, não sabe qual deve ser a quantidade correta de água a ser ingerida diariamente. Afinal, este cálculo deve ser personalizado para que não aconteça um excesso, que poderia ser prejudicial à saúde.
Isabel Jereissati, nutricionista funcional e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que os alimentos também são boas fontes de água e devem ser levadas em conta. "Quem come muitas verduras e frutas, por exemplo, pode necessitar da ingestão de menos água, enquanto aqueles que ingerem muito sal vão precisar de uma maior quantidade do líquido", declarou, lembrando que cerca de 65% do nosso organismo é constituído de água.
A função deste líquido em nosso organismo é bem ampla. Segundo Luciana Carneiro, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Associação para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), da capital fluminense, a água ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário