07 março, 2013

Efeitos dos conservantes

Pessoal estão ai algumas informações em relação aos conservantes, para que servem e o que podem causar, fiquem ligados:

ANTIOXIDANTES: São compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. Os mais usados são o ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.

CORANTES: Podem ser naturais ou sintéticos. Estes, geralmente em pó ou em grânulos, são tóxicos. Mas como a concentração usada é muito pequena, não chegam a ser preocupantes. Mesmo assim, certos corantes permitidos no Brasil (tal como o Allura) foram proibidos em vários países (como o Canadá), porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.

ESPESSANTES OU ESTABILIZANTES: A principal função é aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulsões. A formação e estabilização de espuma em vários produtos também é um efeito desses aditivos. Pode provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.

UMECTANTES: Responsável por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Nos marshmallows, adiciona-se monoestearato glicérico. Pode causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.

ACIDULANTES (ÁCIDO ACÉTICO): Aumentam a acidez, ou simplesmente dão ou intensificam o sabor ácido. Pode ajudar na conservação por atenuar o aparecimento de certos micro-organismos ao aumentar o Ph do meio. Aumentam ainda a eficácia de conservadores. Quando usados demasiadamente podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.




FLAVORIZANTES: São responsáveis por dar sabor ao produto industrializado característico ao in natura. Pode causa câncer e alergias.

GORDURA TRANS: É a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado. Usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares em decorrência do aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom.

AGENTES ADOÇANTES: Estão presentes em produtos destinados a consumidores que precisam de restrição calórica, portadores de diabetes ou ainda pessoas que têm problemas ao ingerir certos açúcares. Os mais usados na indústria são o aspartame e adoçantes elaborados a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu com estudos em ratos. Por isso, embora vendidos livremente no Brasil, foram proibidos nos EUA, ainda que sem testes em seres humanos.


Fonte: Ludmila Sá - Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário