15 janeiro, 2016

Curiosidades entre guaraná e cafeína.

Pessoal em uma pesquisa sobre Guaraná e Cafeína achei muito pouco falando sobre o assunto, porém segue abaixo algumas curiosidades e algumas informações:


Uma grande dúvida entre os consumidores, sobre o Guaraná natural, é a quantidade de Cafeína que pode ser encontrada. O fruto do guaraná possui uma grande quantidade de cafeína chamada guaraína, que apenas é chamada assim quando encontrada no Guaraná.

É possível overdose de cafeína ou guaraná. A dose fatal foi estimada em 10 gramas de cafeína pura / guaraná (tomada de uma só vez!). Sementes de guaraná contêm cafeína máxima de 10%, então quando você iria engolir sementes de guaraná de pelo menos 100 gramas de uma vez, as coisas começam a olhar feio. Nosso Conselho: nem sequer pensar nisso.
Colocar tudo isto em perspectiva: a xícara média de café contém 65-130 miligramas de cafeína; alguns xaropes de guaraná-baseado muito fortes podem conter até 350 miligramas. 
um medicamento' milagre'
uma droga perigosa
uma maneira fácil de perder peso
uma vitamina
um suplemento alimentar



Guaraná não é:

guaraná ou Paullinia Cupana, como é conhecido cientificamente, é o fruto do guaranazeiro, uma planta nativa da Amazônia. Por ser rico em cafeína, ou seja, estimulante do sistema nervoso central, o guaraná muitas vezes é utilizado em substituição ao café para manter o estado de alerta prolongado. Mas os benefícios não param por aqui, a cafeína presente no guaraná atua em inúmeras reações com hormônios, como, por exemplo, estimulando a liberação de adrenalinae fornecendo assim mais “energia”, além de manipular a produção do neurotransmissor Dopamina (ligado a sensação de prazer), que faz com que a pessoa se sinta melhor. Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca. No caso dos atletas, o guaraná pode ser uma ótima fonte de energia, já que acelera o metabolismo e reduz o esgotamento físico. Entre os efeitos comprovados da ação do guaraná está o aumento do rendimento físico de atletas, do rendimento em exercícios exaustivos e prolongados e da força em atividades de resistência como a musculação e levantamento de peso.

Resultado de imagem para cafeina

Reza a lenda que há muito tempo atrás um pastor de nome Kaldi percebia que suas ovelhas ficavam mais agitadas quando comiam os frutos de um cafeeiro que tinha no seu quintal. Quando o pastor experimentou estes frutos também sentiu uma sensação de maior vivacidade. Lenda ou não, desde o século IV A.C. surgiram os primeiros relatos sobre o café e atualmente se estima que no Brasil seu consumo se aproxime de 710 mil toneladas ou 20 milhões de sacas por ano. Talvez todo este sucesso se deva à uma substância presente no café e de nome bem conhecido: cafeína
Bioquimicamente falando a cafeína é classificada como um alcalóide, do grupo das xantinas, grupo este formado também pela teofilina e pela teobromina, encontrada no chocolate. Várias plantas possuem cafeína na sua composição, não sendo exclusiva do café (Coffea arabica), sendo elas: erva mate ( Ilex paraguariensis ), guaraná ( Paullinia cupana ), cacau (Theobroma cacao ), chá ( Camellia sinensis ) e cola ( Cola acuminata). 
Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependo da quantidade pode ser um ?santo remédio?, como prevenir a doença de Parkinson e o diabetes, segundo estudos recentes, ou seu excesso se transformar em "veneno", levando a arritmias cardíacas muitas vezes fatais. A dose pode ser letal próximo de 10.000 miligramas, mas acalme-se pois uma xícara de café de 240 ml pode ter de 90 a 200 miligramas. 

Uso excessivo de cafeína (que também é um princípio ativo da Paullinia cupana - extrato de guaraná) pode ser responsável por causar dependência química, e é sério....inclusive com dose/dependência.

Segundo o Doutor Roberto Navarro, há o risco de desenvolvimento de dependência da cafeína. A ingestão frequente da cafeína com uma parada abrupta pode causar sintomas de abstinência como dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. Nestes casos, a diminuição da sua ingestão deve ser gradativa, aos poucos e com orientação médica.  

É importante frisar que, se você é portador de alguma enfermidade, se faz uso de medicamentos, se está em dieta de controle calórico, procure orientação do seu médico ou nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário