1. Antes de partir para a rua, você precisa ter um mínimo de experiência com corrida para que o organismo esteja adaptado tanto na parte cardiopulmonar como em relação aos impactos gerados com as passadas sobre articulações, ossos, ligamentos, tendões e músculos. Para iniciantes, o mais indicado é começar na esteira, que oferece um local controlado, dá noção de velocidade e quilometragem.
2. Escolha percursos conhecidos e áreas com pequena circulação de veículos.
3. Reserve os treinos longos ou contínuos para o asfalto e opte por outros pisos para o trabalho de velocidade.
4. Use tênis com um bom amortecimento, por conta do piso muito duro.
5. Hidrate-se antes de sair para correr e, se o treino ultrapassar 30 minutos, leve um squeeze com água em um cinto de hidratação, por exemplo, caso faça um trajeto sem nenhum local para comprar a bebida.
6. Se não souber com exatidão a quilometragem do percurso, baseie o treino apenas no tempo. Por isso é importante que os iniciantes corram por um período na esteira para desenvolver mais consciência corporal e ter uma ideia da velocidade que conseguem sustentar (minutos/km). Você pode também usar um frequencímetro com GPS, que fornece informações como distância percorrida, velocidade e ritmo por quilômetro, além de frequência cardíaca.
7. Privilegie os trajetos planos e com boa qualidade de asfalto, para evitar áreas com buracos e erosões.
8. Olhe para onde corre. Evite ser pego de surpresa com buracos, objetos e pessoas no meio do caminho.
9. Evite usar fones de ouvido. Esse tipo de ambiente exige que você fique atento aos sons ao redor, tanto do tráfego de carros como de pessoas e bicicletas.