29 janeiro, 2016

Linhaça dourada ou marrom?

Primeiramente é importante esclarecer que a linhaça é uma herbácea de origem asiática, classificada como alimento funcional. Este é o nome dado aos alimentos que além da simples nutrição, são capazes de agir ativamente em benefício da saúde, prevenindo e combatendo doenças. Na composição da semente de linhaça nós podemos encontrar fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12, E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio, ômega 3 e ômega 6.
Estudos mostram que o consumo regular da linhaça é capaz de reduzir o colesterol ruim, amenizar os sintomas da TPM, ajudar no emagrecimento, prevenir doenças cardiovasculares, controlar o nível de açúcares no sangue, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo prevenir o surgimento de câncer de mama, cólon e próstata.

A melhor variedade: dourada ou marrom?


A linhaça dourada é frequentemente encontrada em locais de clima frio, sua casca é mais fina e seu sabor mais suave. Já a marrom é proveniente de climas mediterrâneos e por isso se adapta mais facilmente aos solos brasileiros, sendo encontrada aqui com mais facilidade. Em termos nutricionais a diferença entre ambas é muito pequena e faz com que sejam iguais na eficiência. O mais comum é que a dourada seja vendida por um preço maior, pois geralmente é importada, porém, isso não faz com que ela seja melhor e nem mais indicada. É realmente uma questão de gosto (e, às vezes, de bolso) do consumidor.

A quantidade certa

Resultado de imagem para linhaca dourada ou preta?
Mais importante que qual o tipo da linhaça escolhida, é consumir o suficiente dela. Para que os efeitos possam ser percebidos é necessário que se faça um consumo regular desta semente, mais ou menos o equivalente a 3 colheres de chá por dia. A linhaça contém poucas calorias, e uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Semente de linhaça ou linhaça moída?

A semente de linhaça, por ser um alimento bruto, necessita ser bem mastigada para que todos os seus nutrientes possam ser liberados e bem aproveitados. A própria casca já guarda algumas das vitaminas, minerais e fibras.
Entretanto, por ser muito grossa pode dificultar na hora de liberar os nutrientes para o nosso organismo. Já com a linhaça moída, sem a barreira da casa, todos os nutrientes ficam livres para serem absorvidos pelo corpo.
Resultado de imagem para linhaca dourada ou preta?
Contraindicações
Há ainda de se considerar como a linhaça está sendo consumida. Para integrar a massa de pães e bolos, a linhaça moída é mais adequada. Já a linhaça em sementes dá um toque especial a saladas e legumes cozidos.
Embora a linhaça seja um alimento natural é importante consumir com moderação, pois a sua ingestão em excesso pode ser prejudicial a saúde. Como regra geral, não é recomendado ultrapassar as 2 colheres de sopa diárias

15 janeiro, 2016

Curiosidades entre guaraná e cafeína.

Pessoal em uma pesquisa sobre Guaraná e Cafeína achei muito pouco falando sobre o assunto, porém segue abaixo algumas curiosidades e algumas informações:


Uma grande dúvida entre os consumidores, sobre o Guaraná natural, é a quantidade de Cafeína que pode ser encontrada. O fruto do guaraná possui uma grande quantidade de cafeína chamada guaraína, que apenas é chamada assim quando encontrada no Guaraná.

É possível overdose de cafeína ou guaraná. A dose fatal foi estimada em 10 gramas de cafeína pura / guaraná (tomada de uma só vez!). Sementes de guaraná contêm cafeína máxima de 10%, então quando você iria engolir sementes de guaraná de pelo menos 100 gramas de uma vez, as coisas começam a olhar feio. Nosso Conselho: nem sequer pensar nisso.
Colocar tudo isto em perspectiva: a xícara média de café contém 65-130 miligramas de cafeína; alguns xaropes de guaraná-baseado muito fortes podem conter até 350 miligramas. 
um medicamento' milagre'
uma droga perigosa
uma maneira fácil de perder peso
uma vitamina
um suplemento alimentar



Guaraná não é:

guaraná ou Paullinia Cupana, como é conhecido cientificamente, é o fruto do guaranazeiro, uma planta nativa da Amazônia. Por ser rico em cafeína, ou seja, estimulante do sistema nervoso central, o guaraná muitas vezes é utilizado em substituição ao café para manter o estado de alerta prolongado. Mas os benefícios não param por aqui, a cafeína presente no guaraná atua em inúmeras reações com hormônios, como, por exemplo, estimulando a liberação de adrenalinae fornecendo assim mais “energia”, além de manipular a produção do neurotransmissor Dopamina (ligado a sensação de prazer), que faz com que a pessoa se sinta melhor. Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca. No caso dos atletas, o guaraná pode ser uma ótima fonte de energia, já que acelera o metabolismo e reduz o esgotamento físico. Entre os efeitos comprovados da ação do guaraná está o aumento do rendimento físico de atletas, do rendimento em exercícios exaustivos e prolongados e da força em atividades de resistência como a musculação e levantamento de peso.

Resultado de imagem para cafeina

Reza a lenda que há muito tempo atrás um pastor de nome Kaldi percebia que suas ovelhas ficavam mais agitadas quando comiam os frutos de um cafeeiro que tinha no seu quintal. Quando o pastor experimentou estes frutos também sentiu uma sensação de maior vivacidade. Lenda ou não, desde o século IV A.C. surgiram os primeiros relatos sobre o café e atualmente se estima que no Brasil seu consumo se aproxime de 710 mil toneladas ou 20 milhões de sacas por ano. Talvez todo este sucesso se deva à uma substância presente no café e de nome bem conhecido: cafeína
Bioquimicamente falando a cafeína é classificada como um alcalóide, do grupo das xantinas, grupo este formado também pela teofilina e pela teobromina, encontrada no chocolate. Várias plantas possuem cafeína na sua composição, não sendo exclusiva do café (Coffea arabica), sendo elas: erva mate ( Ilex paraguariensis ), guaraná ( Paullinia cupana ), cacau (Theobroma cacao ), chá ( Camellia sinensis ) e cola ( Cola acuminata). 
Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependo da quantidade pode ser um ?santo remédio?, como prevenir a doença de Parkinson e o diabetes, segundo estudos recentes, ou seu excesso se transformar em "veneno", levando a arritmias cardíacas muitas vezes fatais. A dose pode ser letal próximo de 10.000 miligramas, mas acalme-se pois uma xícara de café de 240 ml pode ter de 90 a 200 miligramas. 

Uso excessivo de cafeína (que também é um princípio ativo da Paullinia cupana - extrato de guaraná) pode ser responsável por causar dependência química, e é sério....inclusive com dose/dependência.

Segundo o Doutor Roberto Navarro, há o risco de desenvolvimento de dependência da cafeína. A ingestão frequente da cafeína com uma parada abrupta pode causar sintomas de abstinência como dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. Nestes casos, a diminuição da sua ingestão deve ser gradativa, aos poucos e com orientação médica.  

É importante frisar que, se você é portador de alguma enfermidade, se faz uso de medicamentos, se está em dieta de controle calórico, procure orientação do seu médico ou nutricionista.

08 janeiro, 2016

Aula de Step

A aula de step se tornou bastante popular na década de 1990. A modalidade foi criada por Gin Miller, que era rofessora e para se recuperar de uma lesão começou a fazer exercícios subindo e descendo de um degrau, por recomendação de seu fisioterapeuta. Achando o exercício entediante, colocou música e logo percebeu o excelente exercício cardiovascular que estava fazendo. Levou a ideia para a academia que trabalhava, onde foi muito bem aceita, logo a Reebok se interessou em fabricar o degrau (step), em seguida montou uma equipe de profissionais que rodou os Estados Unidos ensinado a nova modalidade para outros professores. Resumidamente, foi assim que nasceu a aula de step.
A modalidade original era baseada nas diretrizes da Reebok University, e existia uma grande preocupação para que os movimentos fossem simples e fáceis de seguir, uma vez que muitas pessoas haviam desistido das aulas de ginástica aeróbica pela complexidade dos seus movimentos. Embora diversos cuidados acerca da aula de step tenham sido tomados, incluindo aí estudos científicos, afim de tornar a aula mais segura e eficaz, com o passar do tempo a aula de step ganhou fama de difícil, complicada e pior foi diretamente relacionada com lesões, principalmente nos joelhos.
Resultado de imagem para aula de step

O step inclui-se no grupo das modalidades que desenvolvem a resistência cardiovascular. Trata-se de uma alternativa interessante à aeróbica, com a qual apresenta algumas semelhanças. Pratica-se com a ajuda de um pequeno banco, cuja altura varia consoante a resistência do praticante, sobre o qual são executados os exercícios. A este banco dá-se o nome de bench-step, step-training ou bench-fitness. 


Aula de Step causa lesões: MITO
Uma aula de step bem conduzida, por um rofissional que conheça as características da aula de step, que envolvem os movimentos, a música e a altura do degrau, não causa lesões.
Aula de Step ajuda a emagrecer: VERDADE 
Quando bem conduzida e adequada ao nível de condicionamento, principalmente no que diz respeito à coordenação motora do aluno, a aula de step é uma excelente forma de queimar calorias e ajudar no emagrecimento.
Quanto mais rápida a música melhor é a aula: MITO
Acelerar a música não torna a aula melhor, nem tão pouco mais difícil. Apenas faz com que os movimentos sejam executados de forma incompleta e sem segurança. Lembra das lesões, um dos fatores que podem acarretar lesões é o uso de música muito rápidas.
Muitos alunos acham as aulas com música mais lenta entediantes, uma forma de tornar essas aulas mais desafiadoras é através da combinação dos movimentos e o uso dos braços na coreografia. O recomendado pela Rebook Univesity é usar uma música entre 128 e 134 BPM, embora grande parte dos professores insista em usar músicas acima dos 140 BPM.
Aula de Step é muito difícil: MITO
Desde quando subir e descer degraus é difícil? O que temos são bons e maus profissionais ministrando aulas de step. Definitivamente o bom profissional não é aquele que cria uma coreografia complexa, repleta de giros e que só pode ser acompanhada por alunos experientes. O bom profissional é aquele capaz de adequar sua aula ao nível dos alunos que estão participando dela e através de progressões levá-los a um patamar acima. Lembrando que isso não acontece em uma aula apenas, é um processo.
Aula de step faz bem para o coração: VERDADE
A aula de step é um excelente exercício cardiovascular. Uma aula bem conduzida, sem interrupções, é capaz de elevar a frequência cardíaca melhorando o condicionamneto físico.

Resultado de imagem para aula de step
Aula de Step previne varizes: VERDADE
As varizes são causadas por um mal funcionamento nas válvulas que ajudam o sangue a retornar ao coração. A musculatura das panturrilhas é fundamental para auxíliar o bombeamento do sangue de volta ao coração. No step, o movimento de subir e descer do degrau, fortalece essa musculatura, favorecendo a melhora da circulação. Se você já sofre com varizes, consulte seu médico antes de iniciar esse tipo de exercício.
Quanto mais alto o step, melhor: MITO
Um step mais alto, significa um esforço maior, o que fará com que seu coração trabalhe mais. Pode ser uma boa forma de aumentar o nível de difículdade da aula e melhorar o condicionamneto de pessoas que já são bem condicionadas, mas essa altura tem limite. Ao mesmo tempo que um degrau maior representa um esforço maior para o coração, é também maior o esforço das articulações envolvidas no movimento de subir e descer, principalmente do joelho.
Nos primórdios da aula de step o degrau chegava a ter 30cm, hoje após inúmeros estudos, recomenda-se que não ultrapasse os 20cm.

O Gasto calórico e de aproximadamente 600 calorias em uma aula de 50min.