05 abril, 2012

Passos fundamentais para uma velhice saudável

O ideal é que a busca por uma velhice saudável comece antes e não depois que os anos começam a pesar. Ou seja, a pessoa deve programar-se para envelhecer e não ser tomado de surpresa pela aposentadoria.
Investimento, embora seja uma palavra arraigada a finanças, pode muito bem fazer parte do vocabulário de quem prepara o terreno para que solidão e marasmo passem longe da velhice. Investir nas relações sociais, em atividades extra-profissionais e no próprio equilíbrio emocional é fundamental.
Quem passa a maior parte da vida adulta voltado para o trabalho tende a sentir-se inútil quando chega a aposentadoria. E por falar em aposentadoria, esta deve ser vista não como como um período em que a pessoa tem tempo para fazer tudo aquilo que o trabalho não permitia. O que está terminantemente proibido é entregar-se ao ócio. No combate à ele, vale trabalho voluntário, ajudar nas atividades domésticas ou mesmo dedicar-se ao lazer.
Prevenção de incapacidade:
Para manter-se independente durante a velhice, o ideal é tentar preservar aspectos como locomoção, visão, audição e cognição. Tudo isso está relacionado a uma postura a ser assumida sobre o próprio bem-estar, o que implica cuidados com a alimentação (menos calorias e mais vitaminas, proteínas e minerais) e prática de atividades físicas. Sedentarismo e "fast-food" são meio caminho andado para problemas de saúde futuros.
Manutenção do estado funcional:
Mesmo na terceira idade, a pessoa tem de ter controle sobre as prórpias atividades. Isso engloba desde independência para caminhar até controle da conta bancária, passando por gerenciamento da própria casa. No sentido de preservar a memória e o raciocínio, o geriatra Renato Maia Guimarães recomenda: "realizar atividades que demandem esforço psicológico e cognitivio, como leitura, jogos, resolução de problemas. A pessoa deve exercitar a mente e não ficar em atitudes unicamente passivas, como ver TV, que não provoca reflexão nenhuma. Sempre peço aos meus pacientes para que desliguem a TV e abram um livro."
Preservação da teia social:
Durante toda a vida, além de investir na vida profissional, a pessoa também tem de se envolver numa rede social, que inclui família, amigos ou mesmo a vizinhança. "A pessoa que se está rodeada por outras que têm estima por ela sente-se muito melhor à medida que os anos passam. Não adianta invesitr na saúde perfeita e terminar seus anos só", recomenda Renato Maia Guimarães.